Molchat Doma abre venda de ingressos para apresentação única em São Paulo
A banda bielorrussa retorna ao Brasil para show único no Tokio Marine Hall, dia 15 de novembro, em uma realização da 30e
“Em nossas músicas, transmitimos o lado sombrio da pessoa – os momentos depressivos, tristes e ansiosos”. Foi assim que Roman Komogortsev, um dos fundadores do Molchat Doma, definiu o estilo musical deles para o jornal inglês The Guardian. E poucas bandas sintetizam tão bem o espírito de uma geração quanto o trio bielorrusso. O grupo emergiu do underground pós-soviético para se tornar um fenômeno cult em escala global, integrando batidas eletrônicas carregadas de melancolia e camadas densas de sintetizadores com letras que ecoam o vazio urbano e existencial. Três anos após sua estreia no país, o Molchat Doma volta ao Brasil para uma apresentação única no dia 15 de novembro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. O show é uma realização da 30e, maior companhia brasileira de entretenimento ao vivo, e os ingressos estão disponíveis no site da Eventim (acesse aqui).
Quando Egor Shkutko (voz), Roman Komogortsev (guitarra, sintetizador e bateria eletrônica) e Pavel Kozlov (baixo e sintetizador) se uniram em Minsk, Belarus, em 2017, provavelmente não imaginavam que sua música tocaria emocionalmente tantas pessoas ao redor do mundo. O Molchat Doma conseguiu capturar um elemento profundamente enraizado na cultura eslava — a angústia existencial, tema que Dostoiévski já explorava em suas obras no século 19 — e que há muito tempo deixou de ser central na cultura ocidental. Foi essa conexão com um sentimento tão atemporal, aliado a uma sonoridade marcante, que levou a banda a se apresentar nas principais casas de shows da Europa e dos Estados Unidos, incluindo uma performance no Coachella, um dos festivais de música mais importantes do mundo, em 2022.
Na discografia da banda estão os álbuns С крыш наших домов (Dos Telhados de Nossas Casas), de 2017; Этажи (Andares), de 2018; Монумент (Monumento), de 2020; e, finalmente, Белая Полоса (Listra Branca), lançado em setembro de 2024. Uma das composições que representa bem a energia proposta pelo grupo para seu repertório é “Судно (Борис Рыжий)” (“Comadre - (Boris Ryzhy)”), faixa do segundo álbum da banda, Этажи (Andares), de 2018, que pega emprestada sua letra de um poema do poeta russo Boris Ryzhy e fala sobre uma pessoa que passa os últimos dias de sua vida em um lugar para doentes terminais. A canção viralizou no TikTok em 2020, acompanhando vídeos que costuram clipes de ruas desertas do antigo Império Soviético — com arquitetura brutalista austera em uma “estética do Leste Europeu” romantizada. Do mesmo disco, veio também “тоска” (“Anseio angustiante”, em tradução livre), nome de um conceito emocional tipicamente russo e sem tradução, mas que pode ser definido por uma profunda angústia espiritual sem causa específica, um desejo doentio que abrange melancolia, nostalgia e tédio, contudo, é maior do que a soma de todas essas partes.
A publicação americana especializada em música, Pitchfork, fez uma investigação, em 2020, sobre o sucesso da banda que, apesar da distância linguística, atrai fãs jovens do mundo inteiro. Não há uma resposta específica para tal identificação com o público, mas pode ser explicada pela crescente presença do arquétipo “doomer” na sociedade. O termo surgiu em 2018 e retrata um ser humano niilista (alguém que acredita que a vida carece de sentido, propósito ou valor objetivo) de 20 e poucos anos cujo desespero em relação ao mundo o faz se afastar da sociedade tradicional. “A áspera penumbra da estética soviética pode ser um alívio das paisagens vibrantes e hipersaturadas da América consumista. Pelo menos a melancolia parece honesta”, afirma a publicação, embora a aplicação do termo tenha se expandido.
O Molchat Doma iniciou os trabalhos de 2025 com uma longa passagem pelos Estados Unidos. Foram mais de 30 shows por lá entre janeiro e março deste ano. A banda ainda segue para apresentações na Turquia, Grécia, Hungria, Itália, Polônia e Países Baixos durante o verão europeu.
MOLCHAT DOMA
Realização: 30e
SÃO PAULO
Data: 15 de novembro de 2025
Local: Tokio Marine Hall
Horário de abertura da casa: 18h
Classificação Etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Setores e preços:
Camarote - R$ 160,00 (meia-entrada legal) | R$ 320,00 (inteira)
Pista - R$ 180,00 (meia-entrada legal) | R$ 360,00 (inteira)
Frisa - R$ 200,00 (meia-entrada legal) | R$ 400,00 (inteira)
Pista Premium - R$ 210,00 (meia-entrada legal) | R$ 420,00 (inteira)
Cadeira Alta - R$ 250,00 (meia-entrada legal) | R$ 500,00 (inteira)
Venda geral: 9 de maio, 10h
Vendas online em: http://eventim.com.br/
Bilheteria oficial: Estádio do Morumbis - Bilheteria 05 - Próximo ao portão 15 - Av. Giovanni Gronchi, 1866
Funcionamento: Terça a sábado: 10h às 17h
*Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.
Sobre a 30e:
A 30e é a maior e a mais relevante companhia brasileira de entretenimento ao vivo. Com a missão de entregar felicidade e criar memórias inesquecíveis, a empresa tem a inovação, a excelência e as pessoas no centro de tudo o que faz. E, desta forma, a 30e ganhou reconhecimento global como a nova geração do setor. A companhia construiu credibilidade junto ao mercado e ganhou a confiança dos artistas internacionais e nacionais, além dos fãs de música. Já realizou shows de Paul McCartney, System of a Down, Lana Del Rey, Twenty One Pilots, Florence and the Machine, Kendrick Lamar, Slipknot, Gorillaz, The Killers, Roger Waters e Bring Me The Horizon no país. Como uma empresa 100% brasileira, a 30e tem as credenciais necessárias para dimensionar os artistas nacionais e idealizou tours que transformaram a perspectiva do showbiz no Brasil. A turnê Titãs Encontro, a SUPERTURNÊ do Jão, a despedida do Natiruts dos palcos e, agora, a última turnê de Gilberto Gil, TEMPO REI, são exemplos disso. A companhia realiza mais de 200 eventos por ano e tem a projeção de impactar 4 milhões de pessoas em 2025 — sempre desenvolvendo o seu posicionamento de “Delivering Happiness”.
Assessoria de Imprensa 30e:
Carol Pascoal — carol.pascoal@30e.live
Fábio Lòpes – fabio.lopes@30e.live
David Frare - david.frare@30e.live
Eduardo Cordeiro - eduardo.cordeiro@30e.live
Carol Pascoal
Diretora de comunicação
carol@trovoa.com