A espera acabou! Camaleônica lança seu primeiro disco, chamado Eletrotropical
Primeiro álbum do duo mistura macumba, rock e samba em um caldeirão de influências
ESCUTE: link
Foto crédito: Júlia Girós
Capa crédito: Aline Biz)
VIDEOCLIPE: link
Após uma sequência de singles com ótimo alcance e que renderam shows lotados em Barcelona, a dupla Camaleônica apresenta seu primeiro álbum completo, Eletrotropical , já disponível em todas as plataformas digitais, além do novo clipe, para a faixa “Capoeira”.
Resultado de uma extensa pesquisa sonora e após vivências pessoais intensas, Eletrotropical mergulhando nas raízes brasileiras sob a ótica do subúrbio, origem dos integrantes, e entrelaça essas influências com a contemporaneidade. Macumba, rock, samba, funk, ijexá e hip-hop coexistem em uma sonoridade cheia de potência, criando uma atmosfera onde tradição e inovação dialogam em harmonia perfeita.
Para além da sonoridade, o disco carrega um manifesto político e cultural. As letras transitam entre a delicadeza e a força explosiva, propondo reflexões importantes sobre os dilemas do mundo atual, enquanto celebram a diversidade e a riqueza da cultura brasileira. Como define Fernando Reis, integrante da dupla, "é manifesto e celebra. O Brasil que a gente viveu entre o brilho e o paraFAL".
O lançamento marca ainda uma nova fase na trajetória do grupo, que agora integra o catálogo da distribuidora internacional Symphonic, ampliando sua atuação no mercado internacional.
Capoeira é o single escolhido
A faixa de trabalho, Capoeira , celebra a ancestralidade afro-brasileira e o poder desses saberes na vida contemporânea. Com produção assinada pela própria Camaleônica, a música apresenta uma sonoridade afro indie, guiada por percussões, graves e guitarras, dialogando com nomes como Josyara, Jovem Dionísio, Gabriel Ventura e BaianaSystem.
Além do single, entre os destaques do álbum está também Geral , um retrato sensível da luta diária de personagens marginalizados no subúrbio urbano. Uma produção mistura a guitarra indie com percussões que remetem ao samba-reggae do Olodum e silêncios que falam mais do que parece. A faixa “Maravilhoso” também está entre as já lançadas neste ano, atingindo números impressionantes no streaming, além de grande impacto nas redes sociais. “Apesar das adversidades, é o amor profundo do personagem por sua origem que pulsa forte nos batuques e conduz nossa trajetória”, comenta Felipe Dantas, integrante da dupla.
Com Eletrotropical , a Camaleônica dá um passo decisivo em sua trajetória, apresentando uma obra que sintetiza o DNA multicultural do subúrbio e reafirma seu compromisso artístico. “Trazemos uma música que é, ao mesmo tempo, ritual, celebração e resistência”, concluem os artistas.
FICHA TÉCNICA DO DISCO
Produção musical: Felipe Dantas e Fernando Reis
Co-Produção faixa Eletrotropical: Gabriel Altério
Direção artística: Amanda Bortolo
Composição, voz, guitarra e percussão: Felipe Dantas
Composição, voz, baixo e percussão: Fernando Reis
Coros: Amanda Bortolo, Carla Blanch, Lua Fernandes, Maria Llobet e Romane Nardreb
Gravação e Pré-Mixagem: Adria Marti
Estúdio de Gravação: Ateneu 9Barris
Mixagem e Masterização: Mayam Rodilhano
Estúdio de Mixagem: Montanha Records
Distribuidora: Symphonic
Selo: Fliperama Lab
Produção Executiva: Amanda Bortolo, Fliperama Lab
Parceria de comunicação: Impuls Comunicació
Sobre a Camaleônica Formada em Barcelona pelos amigos de infância brasileiros Felipe Dantas e Fernando Reis, a Camaleônica é o tradicional e o contemporâneo da música afro-brasileira em arranjos que transitam entre rock, macumba, samba e hip hop. Com letras que retratam a vida sob a ótica de quem cresceu no subúrbio, o duo aposta em uma performance ao vivo pulsante, com uso de loops, samples e instrumentos inusitados, fazendo do palco um ritual de identidade e liberdade.
Carolina Tavares da Silva
caroluiz@gmail.com
(34) 67787-9507