Desastros lança single de estreia “Desastres”
Formada por Sara Não Tem Nome, Julia Baumfeld, Bernardo Bauer, Felipe D'Angelo e Pedro Hamdan, banda reúne veteranos da música mineira em novo projeto
Ouça nas plataformas digitais: https://play.shakemusic.com.
Desastros - Foto Pedro Hamdan
No dia 04 de setembro de 2025 (quinta-feira), a recém formada banda Desastros abriu os caminhos com o primeiro single, Desastres, que chega nas principais plataformas digitais. Apesar da estreia, seus integrantes são artistas reconhecidos e possuem uma extensa história na cena da música mineira. Sara Não Tem Nome, Julia Baumfeld, Bernardo Bauer, Felipe D’Angelo e Pedro Hamdan - vindos de diversos projetos musicais individuais e bandas como Moons, Transmissor, Tarda e Pequeno Céu - compõem o coletivo.
O grupo surgiu com o propósito de compor uma música a cada vez que os integrantes se encontravam. Descobriram, no processo, a interseção entre suas expressões: falar, com uma ironia doce e por um viés lúdico e apocalíptico, do receio de que desastres sociais, ambientais e cósmicos varressem a nossa espécie do planeta. Artistas múltiplos também envolvidos com artes visuais e performance, os cinco integrantes se encarregam da criação da linguagem visual do projeto que, assim como a música, mistura paus, pedras, fotografias, cordas e circuitos eletrônicos para reparar uma nave genuinamente brasileira que busca, através de canções, por vôos um pouco menos turbulentos. Não há lugar fixo nessa jornada e também não existe hierarquia entre as diversas patentes que compõem a tripulação dos Desastros.
Previsto para 20 de outubro de 2025, o álbum, homônimo, foi produzido e gravado pelos cinco integrantes do grupo que se alternam nos instrumentos conforme o tipo de viagem que vem pela frente, e será lançado pelo Selo Grão Pixel. O trabalho de 10 faixas foi mixado e masterizado por Felipe D'Angelo, no Estúdio Cais, misturando baterias e batidas eletrônicas, violões, pianos e sintetizadores, percussões caseiras e muitas vozes. D’Angelo, além de capitanear o Estúdio Cais junto de seu parceiro de banda Bernardo Bauer e de compor a banda Moons junto com Bauer e Hamdan, ainda acompanha, como tecladista, um dos maiores artistas de todos os tempos da música brasileira, Lô Borges.
Desastres, a primeira canção lançada como single, foi composta na virada de 2018 para 2019 e atravessou a tempestade de ignorância que ainda paira sobre nossas terras até chegar à sua forma final, um proto-samba torto com cavaquinho e lata de biscoito, onde os versos insistem em nos dizer: já está tudo escrito nas estrelas (?). A voz de Sara, no refrão, encontra espaços entre as palavras-códigos da poesia de Pedro Veneroso que aparece na canção como uma mensagem gravada há muitos anos por algum arcaico e aliterante aparelho. A capa é uma criação de Julia Baumfeld com base em sua pesquisa com imagens de fitas em VHS. São 5 dados por cima de um frame que retrata o universo representando os integrantes dos Desastros. Os jogos fazem referência ao visualizer que chega junto com a música Desastres.
SERVIÇO
Desastros lança single de estreia “Desastres”
Dia 04 de setembro de 2025 (quinta-feira)
Link das plataformas digitais: https://play.shakemusic.com.
Assista o visualizer: https://www.youtube.com/watch?
Fonte
sara não tem nome
producaosarantn@gmail.com
.png)
.png
)

