
"The Fate of Ophelia": hit de Taylor Swift explora arte, literatura e pronúncia do inglês
Em seu novo álbum The Life of a Showgirl, Taylor Swift transforma referências literárias e artísticas em aprendizado linguístico. O single "The Fate of Ophelia" aproxima os fãs do universo de Shakespeare e mostra como a música pode ser uma aliada para desenvolver vocabulário, escuta e pronúncia no inglês.
Novembro, 2025 – Há quase um mês no topo do ranking global do Spotify, o novo álbum The Life of a Showgirl, de Taylor Swift, reforça o domínio da artista no cenário musical. O single ‘The Fate of Ophelia’, com mais de 300 milhões de streams na plataforma, ganhou destaque pelo ritmo envolvente e pela profundidade de sua letra. A “loirinha”, como é carinhosamente chamada pelos fãs brasileiros, faz uma referência direta à pintura Ophelia, de John Everett Millais, inspirada na personagem da peça Hamlet, de Shakespeare.
Nos versos “The eldest daughter of a nobleman / Ophelia lived in fantasy / But love was a cold bed full of scorpions / The venom stole her sanity”, Taylor narra de forma poética e simbólica a trágica história da jovem que enlouquece e se afoga em um rio, assim como na obra vitoriana de 1851. Para além da melodia, a canção se transforma em uma verdadeira aula de inglês, e mostra como o idioma é capaz de comunicar emoções, cultura e grandes obras clássicas.
Segundo Reginaldo Kaeneêne, fundador e CEO da KNN Idiomas, uma das maiores redes de idiomas do Brasil, e que atua com metodologia exclusiva focada em estimular o aprendizado contínuo, inclusive, por meio de hobbies, um dos grandes diferenciais de aprender inglês com música é que quando o aluno canta, ele trabalha ritmo, entonação e pronúncia de forma natural. Cada verso traz uma emoção e uma história, e isso torna o aprendizado mais envolvente e eficiente”, afirma.
Para os fãs, trechos da cantora como “Late one night, you dug me out of my grave and saved my heart from the fate of Ophelia” reforçam a conexão entre a arte visual e a música. No videoclipe, ela mescla coreografia e narrativa para reviver a figura de Ophelia. Essa integração entre som, imagem e movimento também pode ser um instrumento para quem quer estudar inglês, já que o acompanhamento da letra exige atenção à pronúncia e ao significado das palavras.
“Na KNN, acreditamos que a música é uma ponte entre o inglês e a cultura mundial. Ela ajuda o aluno a compreender sotaques, expressões e contextos diferentes, além de desenvolver a pronúncia e o ouvido para a língua. Aprender inglês é também aprender a sentir, e nenhuma linguagem expressa isso melhor do que a arte”, conclui Reginaldo Knn.
Sobre a KNN Idiomas
Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.
Mais informações: www.knnidiomas.com.br
Bianca Luca
Assessora de imprensa | Rotas Comunicação
redacao4@rotascomunicacao.com.
(47) 99931-0367
.png
)

