COP30 evento em Santos discute papel do oceano

Pesquisadores da Unifesp debatem justiça climática e preservação ambiental, além dos impactos para o Oceano e os saberes das Comunidades Tradicionais

No Caminho para a COP30: evento em Santos discute papel do oceano, da biodiversidade e de saberes locais no enfrentamento da crise climática

  1. Nos dias 15 e 16 de maio, Santos será palco de um evento que propõe fortalecer a presença do oceano e das comunidades tradicionais na agenda da COP30, conferência climática da ONU que acontecerá no Brasil em 2025.

Com o título "No caminho para a COP30: O oceano, a biodiversidade e o protagonismo dos saberes locais na agenda climática", o encontro reúne pesquisadores, lideranças comunitárias, representantes de governos e organizações da sociedade civil para debater os impactos das mudanças climáticas, o papel do conhecimento tradicional e caminhos para uma transição justa nas políticas públicas ambientais.

A programação do primeiro dia (15/05) ocorre no Instituto do Mar da UNIFESP, na Rua Carvalho de Mendonça, 144. Já o segundo dia (16/05) será realizado no Lab Procomum, na Rua Sete de Setembro, Vila Nova, em Santos.

Além dos debates, o evento contará com relatos ao vivo, facilitação gráfica, exposição de fotos, além de registros em vídeo. A atividade é aberta ao público e gratuita.

Para a professora Leandra Gonçalves, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), coordenadora do evento, esse é um momento importante para ampliar vozes e incluir perspectivas regionais nas negociações climáticas globais: “A COP30 será no Brasil, e isso representa uma oportunidade única para que as realidades e os saberes das comunidades regionais e tradicionais da Baixada Santista e outras localidades possam ecoar em um espaço internacional.

O Procomum reforça a importância de novos arranjos na construção de soluções e destaca que o evento integra o calendário da Rede pelo Clima: "Acreditamos que enfrentar a crise climática exige redes vivas, colaborativas e enraizadas nos territórios. A Rede pelo Clima é uma dessas articulações potentes, que nos permite somar saberes e práticas para promover a justiça climática de forma concreta e coletiva."

Entre os destaques da programação estão mesas sobre os compromissos globais e os desafios locais, os impactos das mudanças climáticas sobre as comunidades pesqueiras, e o papel da ciência e da sociedade civil na formulação de políticas públicas. Ao final do evento, será elaborada uma síntese com cinco propostas para uma agenda oceânica inclusiva na COP30.

 

 

PROGRAMAÇÃO 

No caminho para a COP30: O oceano, a biodiversidade e o protagonismo dos saberes locais na agenda climática

15 e 16 de maio de 2025

 

Diagnóstico

Dia 1 - Anfiteatro do Instituto do Mar da UNIFESP - R. Carvalho de Mendonça, 144, Santos

13h30-14h30: Mesa de Abertura: Compromissos globais e desafios locais: a construção de uma agenda do nexo clima, biodiversidade e oceano para a COP-30

Leandra Gonçalves (Unifesp), Ana Paula Prates (MMA), Andrei Polejack (INPO), Cristiana Seixas (PROASA/FAPESP), Suzan Pantaroto (Pro-reitoria/UNIFESP), Carlos Alberto dos Santos (CONFREM)

14h30-16h30hs - Impactos das mudanças climáticas e o envolvimento de conhecimentos tradicionais  – Ana Paula Prates (MMA), Carlos Alberto dos Santos (CONFREM), Henrique Kefalas (Instituto Linha D’Água), Lara Sartorio (Unifesp)

16h30- 17h - Café com prosa

17h-19hs - Ações climáticas da Baixada Santista nas comunidades de pesca:  Dr. Carlos Cabral Cabrera (MPSP), Eduardo Hipólito Filho (Ilha Diana), Greice Pedro (SEMAM), Ingrid Cabral (Instituto de Pesca), Pedro Torres (UNESP-CLP)

 

Propostas e ação - Como reduzir a distância que existe entre o território e a tomada de decisão em diferentes níveis?

Dia 2 - No Procomum - Rua Sete de Setembro - Vila Nova, Santos - SP, 11013-350

9h-9h30- Recepção das pessoas/exposição de fotografias

fala dp procomum

09h30-11h00: O PAPEL DA PESQUISA EM APROXIMAR COMUNIDADES, CIÊNCIA e GESTÃO 

10 minutos de fala: Thiago Serafini (UFPR), Charbel El-Hani (UFBA), Davis Gruber Sansolo (UNESP-CLP), Cristiana Seixas (Unicamp), Ronaldo Christofoletti (Unifesp), Lara Sartorio (Unifesp- mediadora).

11h00 – Café com prosa

11h30-13h00:  AS VIVÊNCIAS E PAPEL DAS COMUNIDADES E SOCIEDADE CIVIL NA INFLUÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

10 minutos de fala: Gesiani Leite (CONFREM), Carlos Alberto dos Santos (CONFREM), João Bahia (Marajó), Jezimara Vinhas (Marajó), Eduardo Hipólito Filho (Ilha Diana), Marina Correa (WWF), Henrique Kefalas (LDA), Vitor Renck (Unifesp)

ALMOÇO

14h30-15h30: O PAPEL DO GOVERNO EM PROMOVER ESPAÇOS PARA CONSTRUIR COM A SOCIEDADE CIVIL

10 minutos de fala: Andrei Polejack (INPO), Greice Pedro (SEMAM), Dr. Carlos Cabral Cabrera (MPSP)

Mariana Clauzet (Unifesp) - mediadora

15h30 - Café com prosa

16h00 – 18h00: Mensagens para a COP30 (Mediado pelo PROCOMUM)

18hs: Encerramento - Caminhos para a COP 30: 5 pontos para uma agenda oceânica inclusiva na Cop 30

Leandra Gonçalves (Unifesp), Thiago Serafini (UFPR) e Gustavo Moura (UFPA)

 


AIs Comunicação

Assessores
assessoria@aiscomunicacao.com.br
(41) 3010-7228


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

{getMailchimp} $title={Stay Informed} $text={Subscribe to our mailing list to get the new updates.}