Violeiro, violinista e compositor Gabriel Souza lança seu primeiro álbum autoral "Contrastes"
Produção instrumental traz 10 composições em um repertório que transita entre a busca por novas sonoridades e releituras de ritmos tradicionais caipiras e fronteiriços
O violeiro, violinista e compositor Gabriel Souza lançou “Contrastes”, seu primeiro álbum autoral, que está disponível em todas as plataformas de streaming pelo link https://tratore.ffm.to/
Com um repertório que transita entre a busca por novas sonoridades e releituras de ritmos tradicionais caipiras e fronteiriços, o álbum Contrastes traz 10 composições do violeiro, sendo 2 em parceria com a violeira Marina Ebbecke, que também grava violas no disco. Também participam da produção os músicos Pedro Dona (contrabaixo acústico e elétrico), Aryan Nay e Pedro Romão (percussão). A direção musical é do violeiro João Paulo Amaral e o engenheiro de som foi Marcelo Cecchi. O disco Contrastes teve parte de sua realização viabilizada pela Lei Paulo Gustavo (LPG) do município de Jundiaí.
A construção do álbum
Gabriel Souza é violeiro, violinista e compositor com foco principal na música instrumental. Iniciou sua carreira de compositor em 2017 e, desde então, têm registrado suas canções de maneira mais informal, em vídeos, com o celular. Com o tempo passou a desenvolver a ideia de ter um registro mais profissional de seu trabalho e foi então que passou a planejar a construção de seu álbum autoral. “Até mesmo para ampliar as possibilidades de mostrar meu trabalho para outras pessoas, se apresentar em outros lugares. Conforme fui escrevendo as músicas, eu percebi que elas eram bem diferentes umas das outras. Tinham um pouco da música tradicional de viola e da música contemporânea que eu trazia dos meus estudos com violão. Foi então que vi muito esse contraste dessas duas abordagens, ou seja, a música caipira que eu busco trazer com os elementos mais contemporâneos de composição, nas estruturas das músicas”, explica Souza que é de São Paulo e mora há 10 anos em Jundiaí.
O show
A nova produção de Gabriel Souza foi em 04/04/2025 em um show especial na Sala Glória Rocha , no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, em Jundiaí. O espetáculo Contrastes foi um veradeiro aceno à viola caipira contemporânea que respeita e valoriza suas origens ao mesmo tempo em que vislumbra os novos caminhos que o instrumento ainda tem a trilhar. “A proposta é evidenciar as similaridades e contrastes dos ritmos e as possibilidades musicais da viola caipira contemporânea”, detalha Souza.
No show de lançamento do álbum Contrastes o músico foi acompanhado por Marina Ebbecke (viola caipira), Aryan Nay (percussão) e Théo Ribeiro (contrabaixo). O público conferiu também intervenções artísticas como a do dançarino Vitor Luciano e da atriz Dani Burghi. O repertório teve canções do novo trabalho, inclusive ‘Galope Novo’, ‘Cuida’ e ‘Do Bronze’, músicas premiadas no Concurso Viola SP/Revelando São Paulo 2022, no I, II e III Festivais de Música de Jundiaí, assim como no 56o e 57o FEMUP (Festival de Música de Paranavaí) e no FEJACAN 2024 (Festival de Música de Jacarezinho). O espetáculo foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG) do município de Jundiaí.
Conheça Gabriel Souza: É violeiro e compositor com foco principal na música instrumental. Com formação em violão erudito e viola caipira pela EMESP, apresenta através de sua música uma viola caipira contemporânea que dialoga com elementos não só da música tradicional caipira, mas também com a música brasileira de forma geral. Tem como influências grandes violeiros contemporâneos como João Paulo Amaral, Ivan Vilela, Roberto Corrêa, Ricardo Vignini e Neimar Dias, buscando sua própria identidade como artista e violeiro, explorando possibilidades melódicas e harmônicas que ora caminham por dissonâncias e ritmos pouco utilizados na música tradicional de viola, ora buscam homenagear os belos duetos em duas vozes eternizadas no cancioneiro caipira.
Em 2025 lança Contrastes, seu primeiro álbum instrumental inteiramente autoral. O álbum conta com 10 faixas e sintetiza o trabalho do violeiro apresentando releituras de ritmos caipiras e fronteiriços e também composições que caminham por diversas outras influências do músico. Tem em seu currículo o prêmio de terceiro lugar no Concurso Viola SP (Revelando São Paulo 2022) 2022, e outras premiações como no Festival de Jundiaí (2022, 2023 e 2024), FEJACAN - Festival da Canção de Jacarezinho (2024), FEMUP - Festival de Música de Paranavaí (2021 e 2022) e FEMO - Festival de Música do Interior (2021).
Desde 2014 é integrante da Orquestra Filarmônica de Violas, tendo participado da gravação do terceiro disco do grupo Encontro das Águas. Desde 2017 tem parceria com a também violeira Marina Ebbecke, desenvolvendo trabalhos que envolvem tanto a música instrumental quanto repertórios cantados voltados para o cancioneiro caipira e também para a música autoral. Saiba mais https://www.instagram.com/
PALAVRAS-CHAVES: Gabriel Souza, violeiro, viola, violão, composição, música instrumental, música brasileira, música brasileira instrumental, produção autoral
Ficha Técnica Álbum Contrastes
Composições e viola caipira: Gabriel Souza
Viola caipira: Marina Ebbecke
Percussão: Aryan Nay e Pedro Romão
Contrabaixo acústico e elétrico: Théo Ribeiro
Direção musical: João Paulo Amaral
Engenheiro de som: Marcelo Cecchi
Ficha Técnica do Show Contrastes
Direção cenográfica: Danielle Burghi
Músicos: Gabriel Souza (viola caipira) Marina Ebbecke (viola caipira) Aryan Nay (percussão) Théo Ribeiro (contrabaixo)
Técnico de Som: Marcelo Cecchi
Iluminação: Maíra Prates
Assessoria de Imprensa: EBF Comunicação
Ellen Bacci Fernandes
ebfcomunicacao@gmail.com
(11) 99189-0354