Pioneiro dos cine-concerts e vencedor de Latin GRAMMY, o violinista democratizou a música orquestral no Brasil
Fotos em alta, clique aqui
Adriano Machado completa 38 anos de uma trajetória marcada pela inovação, ousadia e democratização da música sinfônica no Brasil.
Pioneiro dos cine-concerts no Brasil e vencedor do Latin GRAMMY, é um dos maestros mais respeitados e ativos da cena sinfônica brasileira, que transformou a experiência de milhares de pessoas e abriu novos caminhos para a música clássica no país.
Aos 12 anos iniciou estudos de violino, aos 15 já liderava corais e pequenos grupos musicais, e aos 24, ao assumir o pódio pela primeira vez, encontrou o caminho que seguiria por décadas. Sua trajetória o levou a reger importantes orquestras, até fundar, em 2000, seu próprio projeto: a Orquestra Sinfônica Villa Lobos (OSVL), uma das mais ativas orquestras privadas do país, transformando uma iniciativa independente em uma potência nacional.
Sob a liderança de Adriano Machado, a OSVL conquistou os principais teatros, participou de festivais internacionais e se destacou por projetos inovadores que unem performance ao vivo, sincronia audiovisual e repertórios de alto impacto emocional. São 80 apresentações anuais de cine concerts, game in concert e shows com arranjos originais. Um feito extraordinário no contexto da música orquestral brasileira.
Em 2018, Adriano Machado marcou história ao apresentar o primeiro cine-concerto completo no Brasil, o desafiador "La La Land in Concert". O sucesso abriu caminho para produções monumentais de "Star Wars", "O Senhor dos Anéis", "Harry Potter", "Kingdom Hearts" e "Pixar in Concert". O projeto "Magia & Sinfonia Disney", celebrando o centenário da Disney, percorreu diversas capitais brasileiras. Em algumas dessas produções, o maestro chegou a conduzir 250 músicos e coralistas simultaneamente no palco.
Além dos cine-concerts, Adriano Machado se destaca pela versatilidade e pelas parcerias com artistas de diferentes estilos, como Sarah Brightman, John Legend, Dionne Warwick, DJ Alok, Il Divo, Il Volo, Roupa Nova, Fábio Jr., Bruno & Marrone, Elba Ramalho, Padre Fábio de Melo, Vanessa da Mata, Fernanda Abreu, Edu Falaschi e Matheus & Kauan. Essa abertura resultou em projetos inovadores e em um Latin GRAMMY pelo álbum "Amizade Sincera II" com Sérgio Reis e Renato Teixeira.
Reconhecido por derrubar as paredes invisíveis que mantinham a música clássica restrita a uma elite cultural, Adriano Machado segue reinventando a forma como o brasileiro consome música orquestral, alcançando públicos jamais atingidos sem comprometer a qualidade ou integridade artística.
Assessoria de Imprensa - Maestro Adriano Machado | Nayara Maia - (11) 98755-5260 - imprensa@talentocomunicacao.
![]() | Fabiana Villela (11) 98686-3344 |
---|