Festival do Clube de Criação 2025 acontece neste final de semana

 Festival do Clube de Criação 2025 acontece neste final de semana

No ano em que comemora 50 anos, o Clube de Criação promove seu aguardado Festival nos dias 4 e 5 de outubro, sábado e domingo, em São Paulo

O Festival do Clube tem, há 13 anos, curadoria da jornalista Laís Prado, e costura painéis que fazem uma interseção entre profissionais do mercado publicitário e expoentes dos demais braços da economia criativa e áreas afins


Crédito: Eugênio Goulart

São Paulo, setembro de 2025 – O Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo, será mais uma vez palco do prestigiado Festival do Clube de Criação. A 13ª edição do evento acontecerá nos dias 4 e 5 de outubrosábado e domingo, com programação que reunirá palestrasdebates, showsexposiçãoleitura de portfólios e a presença de grandes convidados.

Com curadoria da jornalista Laís Prado, o Festival reunirá cerca de 200 convidados em 50 painéis, distribuídos em três palcos simultâneos: Auditório Simon BolívarAuditório Criatividade e ClubeLab. Os conteúdos vão além da publicidade e exploram as diferentes vertentes da chamada economia criativa, com base em perspectivas múltiplas, resultando em conversas e debates instigantes.

Para celebrar os 50 anos do Clube de Criação, o Festival abre espaço para a exposição “As Estrelas da Cultura Popular”, uma mostra que revisita a trajetória do Clube de Criação e os principais momentos da propaganda brasileira, com curadoria de Romero Cavalcanti, copresidente da entidade. Com recursos de vídeo mapping e instalações audiovisuais, a exposição levará o público para uma viagem pela memória afetiva da propaganda.

“Chegamos ao ano que marca meio centenário do Clube de Criação e 13 edições do Festival. É uma honra fazer parte desta trajetória e ver o fortalecimento e a consolidação de ambos acontecer, ano a ano. Espero que estejamos cumprindo nossa missão, que é a de valorizar a criatividade brasileira e todos os braços e mentes que a priorizam. Ao mesmo tempo, existimos para inspirar e desafiar, em busca de um mercado cada vez mais potente, preparado, inquieto e ousado”, comenta Laís Prado, curadora do evento e editora do site do Clube de Criação.

Dentre os nomes já confirmados na edição deste ano estão Rayane Xipaia (criadora de conteúdo, embaixadora pelo clima), Péricles (cantor e compositor), Isa Silva (estilista), Alice Pataxó (comunicadora indígena e embaixadora da WWF), Yasmin Thainá (diretora e roteirista), Gabriel Caramelo (global marketing lead do Cash Royale / Supercell), Maria Vilani (poeta, escritora, ativista cultural, filósofa), Clayton Conservani (jornalista especialista em esportes ao ar livre), Monique Alfradique (atriz), Luís Miranda (ator, dramaturgo e comediante), Falcão (cantor, ator e humorista), Marcelo Caetano (cineasta, diretor do longa “Baby”), Jorginho Rodrigues (presidente executivo do Olodum), Dani Balbi (roteirista, política, doutora em Ciência da Literatura, professora da ESPM), Olivier Anquier (empresário e padeiro), Christian Dunker (psicanalista), Duda Porto (arquiteto), Antonio Pinto (compositor), Natália Leal (diretora executiva da Agência Lupa), Milhem Cortaz (ator e padeiro), Jessé Andarilho (escritor e roteirista - Instituto Marginow), Carolina Pasquali (diretora executiva do Greenpeace), Patricia Santos (fundadora e CEO da EmpregueAfro), Halder Gomes (cineasta), Mônica Tarragó (diretora fundadora do Ballet Paraisópolis), Thiago Peixoto (poeta do Grupo Baderna e idealizador do Slam do 13) e muito mais.

Festival do Clube também contará com presenças internacionais, como Yasuharu Sasaki (CCO Global da Dentsu), Lindsay Zaltman (neurocientista, sócio e CEO da Olson Zaltman) e o diretor de cena Ian Pons Jewell

MESAS

O painel “Aquecimento COP30: seu impacto para o resto do século”, reunirá Alice Pataxó (comunicadora indígena e embaixadora da WWF), Carolina Pasquali (diretora executiva do Greenpeace Brasil), Luciana Haguiara (fundadora e CCO da Nation) e Ricardo Cardim (botânico e paisagista). A conversa será mediada por Cláudia Tavares, jornalista do Repórter Eco (TV Cultura).

O cantor e compositor Péricles, presença mais do que ilustre desta edição, falará sobre sua trajetória e processo criativo no painel “Até o sol quis ver de onde vem tanta luz”, sendo entrevistado por Epaminondas Paulino (diretor associado de criação da Galeria), Julia Reis (gerente de conteúdo da W+K) e Rodrigo Almeida “Monte”(CCO da Artplan).

Com o psicanalista Christian Dunker , ao lado de Carol Romano (consultora, psicanalista e cofundadora do @ futuro.co ) e    Daniela Dantas Vilar (vice-presidente da WGSN América Latina), a discussão será sobre a “Exaustão digital, epidemia da solidão e a busca por saúde social”, em conversa mediada por Rui Piranda (sócio e CCO da ForALL).

Em “De Quixeramobim para a Barra Funda: as cabras da peste do humor”, o humor e a produção de cinema nordestinos ganham destaque, com as participações de Edmilson Filho (ator, diretor e comediante), Monique Alfradique (atriz), Falcão      (cantor, ator e humorista) e Halder Gomes (cineasta), com mediação de Daniel Herculano (crítico de cinema e jornalista).

A moda também terá seu espaço com a mesa “O processo criativo das estilistas Isa Silva e Dayana Molina   ”, conduzida por Heitor Caetano (diretor de criação da DPZ) e Luz Barbosa (diretor de cena da Produtora Associados), trazendo os bastidores e inspirações do trabalho de ambas.

“Produção audiovisual versus Inteligência Artificial” estará em pauta, discutindo os impactos da tecnologia na indústria, com a presença de Fernando Macedo (sócio da Spirit Animation), Clara Gatone (produtor executivo principal da Broders), Lou Schmidt (sócio da Antfood), Rafael Nasser        (diretor geral da Hogarth Brasil) e Vinicius Terranova (sócio-fundador e diretor criativo da Spritz.AI), com mediação de Jarbas Agnelli (diretor de cena, diretor de criação e músico da AD Estúdio).

O Festival também abordará a arquitetura sustentável em “Caminhos sustentáveis para a arquitetura”, com o arquiteto carioca Duda Porto.

A programação terá ainda reflexões sobre cultura, cinema e ativismo, como no painel “Do Engenho da Rainha ao Parlamento, à academia, às telas de cinema”, que traz Dani Balbi (roteirista, político, doutora em Ciência da Literatura, professora de Narrativa e Dramaturgia para o Audiovisual da ESPM) em uma roda de entrevista dirigida por Asaph Luccas (diretor de cena da Miss Sunshine Films), Danilo Janjacomo (diretor de criação executivo da Talent),        Guilhermina de Paula  (fundadora e presidente da OcupaTrans) e Joanna Monteiro (líder criativa, ex-presidente do Clube de Criação e membro do Conselho Consultivo do D&AD).  

A tela grande também estará em foco em “Cinema brasileiro: fortalecimento e aclamação”, papo mediado por Simone Zuccolotto (jornalista, crítica de cinema, diretora e roteirista), com Juliana Funaro (sócia e CEO de Entretenimento da Barry Company), Luís Miranda (ator, dramaturgo e comediante),        Marcelo Caetano  (cineasta, diretor do longa “Baby”) e Yasmin Thayná (diretora e roteirista).  

Uma conversa imperdível sobre natureza e fotografia, envolvendo os fotógrafos André Magarao , Gabriel Tarso (The North Face Team) e     Maysa Santoro , com mediação de Clayton Conservani (jornalista especialista em esportes ao ar livre).  

“A literatura como ferramenta de expressão individual” será mediada por Elizandra Souza (escritora, jornalista e poeta), com Jessé Andarilho (escritor e roteirista - Instituto Marginow),      Maria Vilani  (poeta, escritora, ativista cultural, filósofa) e Thiago Peixoto (poeta do Grupo Baderna e idealizador do Slam do 13).   

Ainda há muito mais! Para conferir a programação completa do  Festival do Clube de Criação , acesse: https://www.clubedecriacao. com.br/festival/programacao/ 

Na edição de 2024, o evento reuniu mais de 7 mil participantes. 

Durante o encontro, serão conhecidos os trabalhos premiados no  50º Anuário  e haverá duas cerimônias, uma para as categorias Técnicas e outra para as de Criação, além de serem revelados os homenageados do Hall da Fama, Anunciante do Ano e Agência do Ano.

Serviço:

Festival do Clube de Criação
Quando:  4 (sábado) e 5 (domingo) de outubro de 2025
Onde:  Memorial da América Latina São Paulo (SP), Brasil. Avenida Mário de Andrade, 664, Barra Funda.
Acesso fácil pelo metrô ou terminal rodoviário da Barra Funda.
Estacionamento não local.
Entradas:  Sympla


O Clube de Criação nas redes:

Instagram  do Clube de Criação

Facebook do Clube de Criação

LinkedIn do Clube de Criação

#festivaldoclubedecriacao

 
Chico Canindé
Comunicação | Festival do Clube de Criação
11 9.6861-4555
@clubedecriacao


Maria Maurinte 
Comunicação | Festival do Clube de Criação
11 9.6861-4555
@clubedecriacao





MARIA MAURENTE
maria.maurente@gmail.com
(51) 99910-2244


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem