Single de João Parahyba com participação especial de Nereu Gargalo

 

Single de João Parahyba com participação especial de Nereu Gargalo, Xei Lá Town abre alas para novo álbum do percussionista, Mangundi

Parceria com o saxofonista Jotap Barbosa, composição antecipa a sonoridade irresistível do disco e evidencia a excelência da nova produção do Selo Vitrine

Ícone da percussão brasileira e cofundador do lendário Trio Mocotó, João Parahyba lança nesta quarta-feira, dia 8 de outubro, o single Xei Lá Town, carro-chefe de Mangundi, seu novo álbum autoral, que chega às ruas em 31 de outubro. Rompendo um hiato de 14 anos desde o último disco solo do artista, single e álbum serão disponibilizados nas plataformas de streaming do Selo Vitrine, gravadora independente que tem se destacado como porta-voz da cena contemporânea de música instrumental brasileira. 

 

Ouça aqui o single Xei Lá Town

 

De cadência hipnótica, com uma levada percussiva irresistível que funde elementos de samba-rock, samba-soul e afro-jazz apinhados de frases de guitarra e diálogos entre os sopros, Xei Lá Town foi batizada a partir de um corruptela da expressão “sei lá” (que remete à peculiaridade de Jorge Ben Jor trocar o S pelo X no início de sua carreira). Precursor do estilo que viria a ser chamado de samba-rock, o grupo acompanhou o  ao fato de, segundo João, no mundo de hoje, não termos mais certeza de onde estamos e, na dúvida, estarmos vivendo em uma espécie de “cidade do sei lá”.      

 

Gravada com o quinteto presente em todos os temas de Mangundi – formado por Jotap Barbosa (saxofone), Fernando César (piano), Cléber Almeida (bateria), Giba da Silva Pinto (baixo) e Rafael Kabelo (guitarra) –, Xei Lá Town conta também com a participação especial de Nereu Gargalo, o carismático pandeirista do Trio Mocotó, e do produtor Janja Gomes, filho de João e diretor musical do Trio Mocotó, que engorda o groove da composição com seu violão suingado. 

 

Sobre Mangundi 

A direção musical e os arranjos do álbum ficaram a cargo de Jotap, músico do grupo de Hermeto Pascoal que também assina seis composições escritas em parceria com João Parahyba. Mangundi reúne oito temas inéditos que traçam uma cartografia afetiva das experiências musicais e das vivências do percussionista que, aos 75 anos, esbanja vigor criativo. O título do álbum remete a uma expressão usada no Vale do Paraíba para descrever misturas inusitadas – síntese perfeita para a sonoridade do disco, que costura samba, jazz, baião, bossa-jazz e polirritmia afro.

 

Sobre o Selo Vitrine

Lançada em junho de 2023, a gravadora independente é uma plataforma de criação, registro e difusão da música instrumental contemporânea produzida no Brasil. A iniciativa é capitaneada pelo produtor e beatmaker DJ EB, que também é sócio do O Picco, pizza-bar paulistano fundado em 2016 que se consolidou como um pólo de efervescência musical ao abrigar discotecagens, shows e sessões de improviso que já reuniram mais de uma centena de artistas e que culminaram na criação de um estúdio anexo ao espaço. O Selo Vitrine aposta em um modelo de produção autoral baseada em curadoria. Seu primeiro lançamento, o LP duplo Existimos, Vol. 1, reuniu composições de artistas como Michel Santos, Bruno Belasco, Richard Metairon, Annete Camargo e Juliana Rodrigues, gravadas no estúdio do selo. No segundo disco, as seis faixas foram reinventadas por meio de remixes e intervenções de instrumentistas e produtores de destaque, como Rafa Jazz, Soul Provider, Dr. Drumah, DJ Dablyo e Vini Mendes, entre outros. Inspirado por selos históricos que deram voz à música instrumental brasileira – como Elenco, Forma, Som da Gente e Carmo – o Selo Vitrine busca manter viva essa tradição, ao mesmo tempo em que projeta novos caminhos para a produção independente. Além da coletânea inaugural, as mais recentes produções são o álbum Tons, primeiro trabalho autoral de DJ EB, e Saudade Bamba Beats, álbum do DJ Novset lançado em parceria com os selos Memória Discos e Made in Quebrada. Em paralelo aos álbuns e EPs, o Selo Vitrine mantém uma série de lançamentos digitais de singles gravados em jam sessions n’O Picco, reunindo artistas como Igor Bollos, Eliza Basile e Vanessa Ferreira, e reforçando seu papel como articulador de uma cena pulsante e diversa. 



Outros materiais: 

Fotos João Parahyba (créd. Guto Sena)

Capa do single Xei Lá Town



No Instagram

João Parahyba: @joao_parahyba

Selo Vitrine: @selovitrine 

Pizza-bar O Picco: @o.picco




Música Popular do Terceiro Mundo

Marina Santa Clara Yakabe
marina@musicapopulardoterceiromundo.com
(11) 98266-2647

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Peça seu Teste!